|
Trecho extraído da crítica de Richard Walker, publicada em “Arts
Review”, Londres, 25 de outubro de 1969
Exposição
na Alwin Gallery -
Londres, novembro 1969 |
|
Nestas paisagens e marinhas de seu Brasil natal, Noêmia Guerra
expressa, desde sua exposição na Alwin Gallery no último ano, mais
extensos aspectos de sua habilidade criativa. Sua obra presente
tem incluído um ritmo, uma força, e uma confiança, as quais vão
além das interpretações impressionistas instantâneas e prévias do
tema em questão, para penetrar na imutável realidade subliminar.
Isto, o resultado da contínua jornada da artista em sua própria
psique, concede ao seu trabalho nova penetração. |
|
|
Trecho extraído da crítica de Richard Walker, publicada em “Arts
Review”, Londres, 10 de fevereiro de 1973
Exposição na Alwin Gallery, London, fevereiro de 1973.
|
|
|
|
Ígneas, vermelhas e douradas rochas, como se minério derretido
tivesse surgido cintilante em sua superfície, dunas em forma
de taça, verdejantes como a relva, encurvam-se sobre o
redemoinho púrpura da água próxima à costa. Como o idealizado
minério amalgamado, as pinturas não são sobre o que é de fato,
mas sim sobre o que é experimentado. De forma completa e
evidente estas costas cercadas de rochas são imagens feitas
após um longo e intenso verão em Algarve, atribuído às suas
formas básicas, bem como assentados em uma economia não
aparente em um primeiro momento.
|
|
Noêmia Guerra – Maltz Gallery
Richard Walker -
Arts Review 29 April 1977 |
|
Noêmia
Guerra é uma pintora brasileira e a sua atual exposição é
um exercício flamejante e “straccato” de corpos dançando
iluminados por uma luz difusa vermelho-alaranjado que os
atravessa e penetra, de maneira que mais do que figuras
individuais e isoladas, representam idéias de vitalidade
frenética, que, inevitavelmente e talvez erroneamente são
associadas ao famoso carnaval do Rio de Janeiro.
Entretanto, mantêm à distância qualquer referência
específica, o que talvez seja o seu ponto vulnerável
quanto a conteúdo, embora simplesmente como experiências
visuais os quadros sejam vivos e vigorosos. Não denotam
nada de melancolia que é geralmente associada à cultura
luso-brasileira.
A
paleta de Noêmia Guerra está mais restrita do que antes,
quando uma das mais marcantes qualidades de suas paisagens
semi-abstratas era a dramática e poética orquestração de
uma grande gama de cores. A presente exposição é ao mesmo
tempo uma afirmação mais explícita e menos específica do
que a sua obra anterior.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|